Introdução aos Sistemas Dinâmicos

Fundamentos da Matemática

Introdução aos Sistemas Dinâmicos
Introdução aos Sistemas Dinâmicos

Introdução aos Sistemas Dinâmicos udemy course free download

Fundamentos da Matemática

Os fractais que geramos no módulo específico foram obtidos a partir de processos dinâmicos, como a iteração na máquina copiadora.

Nossa atenção sempre foi focada no resultado, isto é, a imagem atratora.

O processo levando a este produto final foi importante apenas quando revelou propriedades interessantes da imagem atratora.

Entretanto. o desenvolvimento orgânico, em geral, pressupõe uma estrutura fractal e uma lei de crescimento para esta estrutura, visto que não é possível construir, por exemplo, uma árvore somente com folhas ou um pulmão que consiste unicamente em canais de ar. Se quisermos construir um organismo do zero, um dos requisitos será a capacidade de transmissão no sistema orgânico. Em sistemas biológicos o crescimento das células está codificado no DNA.

Sistemas caóticos tem uma outra particularidade que é sua estrutura fractal - os atratores estranhos –

Veremos como o caos pode surgir de uma equação extremamente simples como são formados os atratores estranhos e que uma das razões das incertezas encontradas na computação é devida ao caos.

Até meados do século XX, acreditava-se que só estes três movimentos eram possíveis no universo. O mundo funcionaria como um relógio com milhões de engrenagens, das quais muitas já haviam sido descobertas e outras somente aguardavam a sua vez para serem decifradas.

O filósofo e matemático Pierre de Laplace afirmou: “Se houver uma inteligência que possa compreender todas as forças que atuam na natureza, em um dado instante, nada no mundo será incerto e o futuro e o passado se apresentarão a nossos olhos”.

Hoje sabemos que isso não é verdade. Nem todos os sistemas dinâmicos (movimentos) são pontos fixos, periódicos ou quase-periódicos. Movimentos caóticos são, na verdade, os que prevalecem no Universo. O caos está em todo lugar. Ou seja, ao contrário do que pensava Laplace, é impossível provar com exatidão o comportamento futuro destes fenômenos a longo prazo.

Alguns destes fenômenos supostamente indecifráveis, são na verdade caóticos e, por isso, hoje sabemos como podemos prevê-los a curto prazo e entender suas condições de contorno.