O Básico do Stop Motion Animator, Usando Canva e OpenShot

Stop Motion, Canva e OpenShot Para Leigos. Informática Simples e Descomplicada.

O Básico do Stop Motion Animator, Usando Canva e OpenShot
O Básico do Stop Motion Animator, Usando Canva e OpenShot

O Básico do Stop Motion Animator, Usando Canva e OpenShot udemy course free download

Stop Motion, Canva e OpenShot Para Leigos. Informática Simples e Descomplicada.

Stop Motion em inglês ou quadro-a-quadro é uma técnica de animação muito usada com recursos de uma máquina fotográfica ou de um computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, sendo os mais comuns uma madeira de árvore que tenha troncos e a massa de modelos modelar. Neste projeto iremos usar o Canva para geração das imagens e o OpenShot para animação.


De onde veio o stop motion? Com um nome que significa “movimento parado”, a técnica consiste em tirar diversas fotos de objetos inanimados (como bonecos de massinha, por exemplo) e coloca-las em sequência, de forma a fazer com que o nosso cérebro crie a ilusão de movimento devido às diferenças de posição dos objetos.

Por que usar stop motion?

A técnica de stop motion vem sendo utilizada como um recurso infalível para dar movimento a ilustrações, sendo utilizado em ações de marketing ou de divulgações de forma geral. É provável que você já tenha ouvido falar nesse termo em algum momento e talvez tenha até assistido a vários filmes que usaram essa técnica.

O Kaiser

Desde a primeira animação brasileira, O Kaiser, de 1917, do diretor Álvaro Martins, permeando entre as grandes produções atuais – O Menino e o Mundo, do diretor Ale Abreu, e Minhocas (primeiro longa-metragem em animação stopmotion, baseado num curta-metragem de animação de 2005)

Quem criou a técnica do stop motion?

E como isso tudo começou? O stop motion começou com o ilusionista e mágico George Mélies que gravou um stop motion sem querer enquanto gravava um filme e passou a utilizar a técnica. Posteriormente, ele gravou o famoso filme “Viagem à Lua”, em 1902.