Kubernetes: Do Básico ao Avançado

Domine o Kubernetes completamente, desde a criação do cluster em HA, até a análise de problemas avançados

Kubernetes: Do Básico ao Avançado
Kubernetes: Do Básico ao Avançado

Kubernetes: Do Básico ao Avançado udemy course free download

Domine o Kubernetes completamente, desde a criação do cluster em HA, até a análise de problemas avançados

Deixa eu te fazer uma pergunta:

Você já tentou estudar sobre Kubernetes mas se sentiu perdido devido a complexidade do assunto? Aquela sensação de "acho que entendi", mas chega na hora de realmente utilizar e você nem sabe por onde começar?

Se você respondeu sim para a pergunta acima, então eu tenho a solução para você. Esse curso foi projetado para te entregar uma base sólida sobre Kubernetes. Este treinamento foi pensado para utilizar somente Kubernetes on-premises, que possa ser instalado na sua própria máquina, e isso tem algumas vantagens:

  1. Sem custos de Cloud Computing

  2. Aprender a gerenciar o Control Plane

  3. Total controle sobre a infraestrutura

Baseado nisso, deixa eu te apresentar a ementa desse treinamento:

  1. Criação do Cluster: Vamos aprender sobre a arquitetura do Kubernetes e criar o cluster de 3 formas diferentes (kind, vagrant e kubespray). Além disso temos algumas aulas extras sobre kubeconfig, comandos gerais, debug de comunicação e uso do etcd.

  2. YAML: Compreender a estrutura do YAML e enviar para o API server usando kubectl. Além disso, vou dar dicas para o uso no dia a dia que vai te deixar mais produtivo.

  3. Namespaces: Isolar aplicações em namespaces.

  4. Pods: A estrutura mais básica do Kubernetes. Vamos estudar vários recursos como init containers, multi containers, static pods, lifecycle, e não menos importante, troubleshooting.

  5. Deployments: Vamos explorar tudo sobre deployments como: labels e selectors, controlar rollouts, otimização do deployment, escalar, definir recursos computacionais, healthchecks (probes) e variáveis ambientes.

  6. DaemonSets: Veremos o caso de uso para DaemonSets comparado a Deployments.

  7. StatefulSets: Entender a diferença de stateless e stateful, além de quando utilizar StatefulSets.

  8. Jobs e CronJobs: Todos os workloads acima são para aplicações long-running. Aqui vamos entender como utilizar aplicações de única execução no Kubernetes.

  9. Services:  Entender todos os tipos de services para expor uma aplicação e balancear a carga. Além disso, vamos debugar a nível de regras de IPTables para entender como o kube-proxy gerencia essas regras.

  10. Ingress: Expor a aplicação via Ingress, utilizando o NGINX como nosso controller.

  11. ConfigMap & Secrets: Externalizar arquivos de configurações e informações sensitivas em objetos do tipo ConfigMaps e Secrets.

  12. Storage: Containers foram feitos para poderem ser deletados e recriados facilmente. Nesse módulo vamos aprender a persistir dados usando StorageClasses, PVs e PVCs.

  13. Autoscaling: Escalar horizontalmente os pods aumentando a quantidade de réplicas. Vamos compreender em detalhes a fórmula de cálculo que o Kubernetes utiliza para tomada de decisão. Além vamos testar a escala vertical também por meio do componente VPA.

  14. Networking: Entender sobre a CNI que implementa a parte de rede, além do CoreDNS responsável pela parte de queries DNS. Faremos troubleshooting/debugging dessa camada.

  15. RBAC: Vamos configurar a autenticação de um usuário por meio de certificado TLS x509, além de autorizar chamadas de API via RBAC do Kubernetes.

  16. Upgrade: Realizar checks pré-upgrade, além de realizar o processo de upgrade manualmente nos nodes. 

  17. Scheduling: Utilizar diferentes estratégias de scheduling como NodeAffinity, PodAffinity, NodeSelector, Topology Constraints, Taints e Tolerations.

  18. Troubleshooting: Vamos aprender como analisar os problemas mais comuns, inclusive simular erros de conectividade com IPTables. Além vou te dar dicas e estratégias de análise que uso no meu dia a dia.

Sim, é um legítimo bombardeio de conteúdo sobre Kubernetes raíz.

O foco deste treinamento não é desenvolver projetos, mas sim compreender a fundo todo o ecossistema de orquestração do Kubernetes, te entregando um conhecimento profundo que possa ser utilizado no mercado de trabalho.